História

Fernando (TAMPA) Giehl, começou a tatuar em 2006, meio que sem ter mais como fugir já que desenhava desde pequeno, por volta dos sete anos. Aos dezesseis anos começou a frequentar o estúdio de seu cunhado na época, Delson Pânque, o qual o iniciou no mundo da tatuagem.

Com vinte e um anos Tampa inicia como tatuador, tatuando pequenos trabalhos e daí em diante foram amigos que não faltaram mais e logo vieram os primeiros clientes. Depois de quase um ano de seu inicio, foi trabalhar com Delson. Depois de uma pausa volta a trabalhar em um estúdio, desta vez no Surreal Tattoo com Luciano Crânio. Nessa fase houve uma grande evolução profissional de Tampa, pois com o Crânio ele aprendia lições importantes que foram decisivas para seu crescimento.

Após quase um ano, intercalando a tatuagem com outro trabalho Fernando optou por parar de tatuar devido a necessidades financeiras que, naquele momento, seriam supridas dedicando-se mais ao outro emprego. Foram dois anos longe da tattoo até que um dia a vocação falou mais alto e Tampa despertou depois do convite de seu amigo Rodrigo Pedroso para assumir como artista profissional na Origem Tattoo em São Leopoldo. Ali, em 2011, se iniciou a parceria que segue até hoje com o trabalho fixo no estúdio.

Dedicando-se integralmente a evolução era nítida e já na primeira convenção, em Porto Alegre, com muito sacrifício e transtornos veio o primeiro prêmio: 2° lugar em PORTRAIT, com um retrato de Bruce Lee. Depois disso vieram mais estudos e trabalho duro, onde no ano seguinte, também em Porto Alegre, veio o segundo prêmio: 2° lugar em PORTRAIT, com o retrato de Schopenhauer. Participando de workshops e se aprimorando cada vez mais, em 2013, novamente na convenção de Porto Alegre, veio o reconhecimento com os prêmios: 1° lugar em PORTRAIT, 1° lugar em COMICS e 2° lugar em REALISMO. Dai em diante aumentou ainda mais a vontade de fazer retratos e tatuagens realistas, estilos que mais gosta de fazer sem deixar de lado outros estilos como new traditional, new school e comics. 2014 inicia com a convenção de Tramandaí, onde Tampa arremata os prêmios de 1° lugar em COMICS e 1° lugar em NEW TRADITIONAL. Na sequência, com a convenção de Porto Alegre, veio mais um prêmio, o de MELHOR REALISMO. Com toda esta bagagem, Tampa se transforma em referência nas tatuagens realistas da região. Nunca satisfeito prossegue em seus estudos com mais workshops e no final do ano vem o prêmio por seu esforço: o patrocínio da marca internacionalmente conhecida Electrick Ink, a cereja do bolo de um ano de muitas realizações.

Já no início de 2015 na convenção de Tramandaí vêm mais dois prêmios, 2° lugar em REALISMO e 1° lugar em PORTRAIT. Neste ritmo, na convenção de Porto Alegre, ele ganha mais dois prêmios: MELHOR REALISMO e MELHOR COLORIDO. No 1ª Canoas Tattoo, Tampa ganhou mais três prêmios, 2° lugar PORTRAIT, 2° lugar FECHAMENTO e 1° lugar NEW SCHOOL.

2016 vem com mais realizações: Em Tramandaí – 1º Lugar Portrait e 1º Lugar Realismo, Em Lages – 2º Lugar Realismo e 2º Lugar New School, Na Tattoo Show RS, em Porto Alegre – Melhor New School,  na Incorpore Arte Tattoo Convention em Curitiba: 1º Lugar Portrait, 1º Lugar Comics e 2º Lugar Realismo. Em São Paulo, na Tattoo Week 1º Lugar Realismo, depois 2º Lugar Portrait na 3 Expo Tattoo em Floripa. Em Porto Alegre, na Porto Alegre Tattoo Festival 2016, a emoção tomou conta com Melhor do evento, 1° Lugar Realismo e 1° Lugar New School. As palavras do Tampa traduzem um pouco desta emoção:

Porto Alegre Tattoo Festival 2016

vou explicar o motivo do meu pranto ao subir pra receber o melhor do evento, em 2006 eu comprava meu primeiro equipamento de tattoo nessa convenção, em 2011 depois de ter quase desistido de tatuar eu fui participar dessa mesma convenção e peguei meu primeiro prêmio 2°portrait, agora em 2016 no retorno dessa mesma eu conquisto o prêmio de realismo e new school, dois estilos que mais curto, e coroado como melhor do evento e ovacionado pelos meus amigos, mesmo que sendo chamado de arrombado, hehehehe, foi muito foda, nunca vi uma convenção assim, pra fechar com chave de ouro eu escuto do meu primogênito, eu sempre que tu é o melhor do mundo pai!. Dai nao tinha como não chorar neh!

Fechando 2016 ainda teve 1° Lugar Portrait, 1° Lugar Realismo Colorido e Melhor de Domingo, no Underworld Tattoo Music Fest 2016 em São Paulo.

2017 já começou com a Tattoo Week Rio e 3 prêmios: 1° Lugar Realismo, 1° Lugar Comics e 2° Lugar Portrait .

Fernando Tampa contabiliza, em seis anos de seu retorno, trinta e nove prêmios, mas isso não faz com que ele se acomode, pelo contrário, os estudos continuam porque quem para de estudar fica pra trás e Tampa tem muitos planos para o futuro…